Friday, April 15, 2005

"Santa internet!"

Quando o Papa foi escolhido, não existia Internet e celular. João Paulo II soube fazer da mídia sua grande aliada no caminho da evangelização.Usou a Internet e as novas tecnologias para o desenvolvimento e a globalização da Igreja Católica.

Desde o último fim de semana a Internet tem sido o veiculo que mais ganhou audiência quando passou a disponibilizar trilhões e mais trilhões de bytes de noticias e informações sobre a morte do Papa. A televisão saturou seus telespectadores com redundantes rotineiras narrativas de manifestações populares.

A última semana foi de trabalho árduo para jornalistas de todo o mundo que, depois de muitas críticas pela cobertura na guerra, fizeram seu trabalho e vêm colhendo muitos elogios das autoridades e da população durante toda cobertura da morte do Papa.

Durante o funeral do Papa, e nos dias que a antecederam, os jornalistas disputaram cada centímetro do espaço da Piazza San Pietro com os fiéis, numa busca silenciosa e respeitosa por personagens e informações para completar as edições dos jornais.

Como a internet é um veículo rápido, dinâmico, ele é muito utilizado por pessoas que tem pouco tempo disponível para ler jornais e revistas para se informarem, e muitos deles não gostam de ler matérias enormes e acabam se distraindo com a enorme quantidade de publicidades disponíveis nas paginas. A Uol colocou no ar um link que atende exatamente a necessidade desses internautas, publicando muitas fotos com pouco texto. Uma novidade entre os outros sites que fizeram uma excelente cobertura, porém com textos grandes e cansaticos, não respeitando a funcionalidade da Internet, simples, clara, rápida e objetiva.

Esta foto http://noticias.uol.com.br/ultnot/assuntododia/050415preconclave_album.jhtm?fotoabre=9, impressiona muito, pois jamais foi vista uma disputa tão acirrada para obter o melhor ângulo de uma simples fotografia da instalaçõa de uma chaminé na Capela da Sistina.

Vale a pena ver algo diferente sobre a cobertura da morte do Papa neste site:
Além desse link, há também um outro muito explicativo sobre como será feita a sucessão do Papa, outro assunto que toda a população sabe que acontecerá, mas não tem idéia de como exatamente funciona.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/papa/0043.shtml

A UOL pouco vizitada em busca de informações, superou de uma certa maneira os demais sites por essas inovações.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home